Atualmente a maioria das cirurgias de joelho podem ser feitas através de uma técnica moderna e avançada de cirurgia por vídeo, minimamente invasiva, chamada artroscopia. Na artroscopia de joelho são feitas normalmente duas mini-incisões, uma de cada lado do joelho, não maiores do que 5 mm cada. Por um desses orifícios o médico introduz o artroscópio, um instrumento óptico que é acoplado a uma câmera e que transmite as imagens de dentro da articulação, ampliadas e em alta resolução, para um monitor de vídeo. Pelo outro orifício são inseridos os instrumentos cirúrgicos artroscópicos que permitem ao cirurgião tratar as lesões.
ARTROSCOPIA
A artroscopia é uma técnica para abordagem da articulação através de pequenas incisões. Através da artroscopia o cirurgião fará os procedimentos dentro do joelho. Os procedimentos dependerão das estruturas lesionadas. Meniscos, ligamento cruzado anterior e cartilagem são as estruturas mais comumente abordadas através da artroscopia de joelho. Antigamente as cirurgias de joelho eram feitas através de grandes incisões. Atualmente, com a técnica artroscópica, os mesmos procedimentos podem ser feitos através de duas ou três mini-incisões.
CIRURGIA ARTROSCÓPICA
Os instrumentos cirúrgicos de última geração para artroscopia de joelho são menores, mais precisos e têm um número maior de funções do que aqueles usados alguns anos atrás. Um cirurgião habilidoso, com experiência em cirurgias artroscópicas, tendo à sua disposição esse instrumental cirúrgico de última geração, faz a maioria dos procedimentos em poucos minutos. O número de instrumentos cirúrgicos de altíssima precisão para a cirurgia artroscópica é grande e, como a tecnologia na área médica evolui rapidamente, sempre temos novidades. As equipes cirúrgicas de ponta dispõem desses instrumentais modernos e estão em constante treinamento para utilização das novas tecnologias.
TÉCNICA CIRÚRGICA ARTROSCÓPICA
A técnica artroscópica já existe há alguns anos. O que temos hoje de diferente são os novos instrumentais e a alta qualidade das imagens de vídeo. Os resultados cirúrgicos hoje são muito melhores por causa dessas inovações, diferentemente de como eram há alguns anos, quando a técnica começou. Na cirurgia artroscópica atual o cirurgião faz os procedimentos acompanhando tudo em monitores de vídeo de altíssima definição. Temos mais de um monitor na sala cirúrgica, onde podemos ver todas as informações dos pacientes, as imagens dos exames ( radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas ) e diferentes ângulos dos procedimentos que estão sendo executados, garantindo assim maior precisão. Os mais modernos hospitais do país já contam com salas de cirurgia e equipamentos de última geração para os procedimentos artroscópicos. Isso garante excelentes resultados cirúrgicos e segurança para os pacientes.