
Lesionei o LCA, preciso sempre operar?
Em caso de lesão do LCA (Ligamento Cruzado Anterior), você terá de passar por uma cirurgia de reconstrução ou reparo?
Esta resposta não é a mesma para todos os pacientes, cada caso deve ser avaliado individualmente para tomarmos a melhor decisão.
Por exemplo, a rotina de vida do paciente conta muito na determinação de uma cirurgia de reconstrução ou não. Caso o indivíduo tenha um hábito frequente de atividades físicas, como um jogador de futebol, por exemplo, a cirurgia é necessária.
Porém, há casos de lesão do LCA em que o tratamento conservador, por meio de exercícios de fisioterapia específicos, auxiliam a recuperar a mobilidade e estabilidade da articulação, evitando a necessidade de uma cirurgia.
Outro fator também que deve ser avaliado é a extensão da lesão e o graus de instabilidade do joelho no exame físico realizado no consultório. Uma lesão parcial em uma pessoa menos ativa pode ser tratada por vias mais conservadoras, enquanto uma lesão total em um atleta o mais prudente é realizar o procedimento cirúrgico.
Toda essa composição para o encaminhamento, ou não, da cirurgia de reconstrução do LCA deverá passar pela avaliação de um médico especialista no assunto!