As lesões de menisco podem ocorrer por diferentes motivos, seja por sobrecarga, traumas, ou até por desgaste em caso de doenças degenerativas.

Elas variam muito em cada indivíduo, podendo por vezes serem até assintomáticas, sem apresentar nenhum tipo de dor ou sensação de instabilidade.

Nós temos 02 meniscos em cada joelho, o medial e o lateral. Qualquer área do menisco pode ser lesionada e a lesão pode ter múltiplas conformações, por exemplo:

Lesão vertical/longitudinal: perpendiculares ao planalto tibial e paralelas ao eixo longo do menisco. Normalmente são lesões traumáticas.

Lesão horizontal: paralela ao planalto tibial. Normalmente são lesões degenerativas por desgaste.

Lesão oblíqua: não são nem paralelas, nem perpendiculares à tíbia. Há ainda a lesão tipo flap meniscal, um tipo de lesão oblíqua com fragmento deslocado, que frequentemente causa sintomas mecânicos.

Lesão radial: perpendiculares ao planalto tibial e ao eixo longo do menisco, podem ser traumáticas, por fadiga ou degenerativas.

Lesões complexas: lesões que combinam mais de um padrão. Normalmente são lesões antigas que evoluíram com desgaste.

Os sintomas mais comuns de lesões de meniscos são dores no meio do joelho, inchaços leves, travamento, sensação de instabilidade e estalos.

Estalos, travamento e sensação de instabilidade são os chamados sintomas mecânicos. Suas presenças ou ausências são essenciais para determinar a gravidade da lesão e avaliar a necessidade de um tratamento cirúrgico.

X